Buscar
  • Guilherme Criscuolo

Como criar uma boa história para sua apresentação

Há pouco tempo, a Microsoft lançou um relatório que compara o tempo de atenção de um peixinho dourado, que é de apenas 9 segundos, com o nosso, que é de míseros 8 segundos. Este relatório foi muito discutido, pois pode-se considerar bizarro dizer que nossa atenção é menor do que a de um peixe.



Pensando bem, este relatório faz sentido. Imagine quantas vezes verificamos nossos telefones e computadores. As mídias sociais e tecnologias mudaram nosso comportamento e a nossa expectativa a respeito de conteúdo. Muitas vezes nos pegamos alternando entre curtidas, comentários, alertas, e-mails, atualizações, entre outros.


Mas se nossa atenção é ainda menor do que a um peixe, o que nos faz assistir por duas horas a um filme ou passar horas assistindo séries de forma ininterrupta? Com esse questionamento em mente, se já tivemos alguma vez dificuldade em engajar uma pessoa ou prender a atenção dela a uma apresentação ou algum conteúdo próprio, o que estamos fazendo de errado?



A realidade é que a maioria das apresentações está longe de ser um filme ou capítulos de uma série. A maior parte delas é feita de slides cheio de textos e dados aleatórios, que tornam difíceis do cérebro processar. Ao usarmos este caminho, estamos praticamente pedindo às pessoas que se distraiam e voltem a atenção a outra coisa, como seus telefones.


Uma apresentação pode ser decisiva para algo importante, como fechar um negócio ou conseguir um investimento, e não pode ser desperdiçada com informações aleatórias, que ninguém vai lembrar. Por este motivo que contar uma história é o melhor caminho para conseguir engajar a audiência, pois o cérebro humano é muito mais receptivo a histórias do que a dados e estatísticas.


Planejando a sua história

Criar uma narrativa fazendo metáforas é uma boa maneira de apresentar dados dentro de uma história envolvente. Uma boa apresentação não nasce diretamente nos slides, e sim com a criação de um roteiro, pois com ele bem feito é muito mais fácil desenvolver a parte visual, que vai servir de apoio para contar uma história.

Antes ainda de começar a escrever um roteiro devemos fazer um planejamento, e podemos começar identificando a audiência. Uma boa forma de iniciar é respondendo algumas perguntas: Quem é a minha audiência? Com quem eu estou falando? São pessoas mais formais ou descontraídas? Essas pessoas conhecem o tema que será abordado? Parece um pouco óbvio, mas é fundamental conhecer o perfil de quem assistirá a sua apresentação e alinhá-la a isso.


A segunda parte é descobrir quanto tempo teremos para apresentar o nosso conteúdo. De nada adianta ter um ótimo roteiro se ele não casa com o tempo da apresentação. Em seguinte, é necessário conhecer o perfil exato do apresentador, pois podemos ter um ótimo roteiro descontraído, mas se o apresentador não é uma pessoa muito desinibida, a chance de dar errado é enorme. Quanto mais confortável com a história o apresentador se sentir, mais confiança ele passará.


E a última parte do planejamento é definir o objetivo da apresentação, saber o que pretendemos conseguir com ela e que atitude esperar da sua audiência. Os objetivos podem ser coisas totalmente diferentes, como vender um produto, motivar uma equipe ou explicar uma nova teoria, e cada uma delas muda completamente a apresentação.


Criando o seu roteiro

O roteiro ideal é uma história com começo, meio e fim, mesclando razão com emoção, que seja didática e simples de entender. Além disso, sempre deve-se buscar que seja uma forma de entretenimento, autêntica, tenha uma linguagem formal e adequada ao público.


Para tentar alcançar estes objetivos e conseguir deixar o público de uma apresentação concentrada nela, temos algumas estratégias. A primeira é utilizar o suspense, pois é uma ótima maneira de prender a atenção, criando uma expectativa em relação ao que será divulgado. Mas só é interessante quando a notícia é boa. Para notícias ruins o ideal é começar diretamente com ela, para depois tentar amenizar.


Também podemos usar como estratégia o Conflito e a Solução. Um conflito bem formulado chama a atenção para um determinado problema, e no final se valoriza a solução apresentada. Ela é utilizada no lançamento de novos produtos.

O humor é mais uma estratégia que podemos usar, e é muito bem-vindo até em situações formais. Ele gera um envolvimento emocional, e pode ser usado mesmo por pessoas tímidas, adicionando pequenos trechos engraçados que estejam alinhados ao restante da história.


Outra estratégia é a metáfora, principalmente em temas muito complexos e em que o público que assistirá à apresentação é leigo em relação ao assunto abordado. Por fim, outra estratégia muito usada é o questionamento, que pode fazer com que o público participe de um determinado momento da apresentação, inclusive para identificar alguma particularidade da audiência, ou mesmo para fazer o público refletir sobre um determinado tema.

Estas são as cinco principais estratégias para a criação de um roteiro, que podem inclusive serem mixadas em uma mesma apresentação. Todas elas têm algo em comum, que é o apelo emocional. Depois de resolver as estratégias que serão utilizadas, é a hora de realmente escrever o roteiro.


Uma apresentação deve ser dividida em partes. Uma boa introdução é o começo ideal. Deve ser algo curto, com o objetivo de mostrar o tema da apresentação. Em seguida vem o argumento, que é a maior parte da apresentação, onde são apresentados os conceitos, os problemas a serem resolvidos ou os conflitos, e pode até ser dividido em várias partes. Por fim vem a conclusão, que é o fechamento da apresentação e deve reforçar o raciocínio principal.


No final, é fácil identificar se você tem um bom roteiro para sua apresentação. Se ao ler o roteiro sem nenhum apoio visual ele se mostrar eficiente, você tem uma boa história em mãos. A partir daí você já pode começar a trabalhar na parte visual da sua apresentação.

3 visualizações

Como Prezi Expert Oficial, você pode ter certeza de que a equipe da Next fornece serviços de design, consultoria e treinamento do mais alto padrão.

+55 11 9 9237-0823

 

contato@nextinterativa.com

  • YouTube

© 2020 Next Apresentações Interativas